Aula do dia 27/08/2009
Comentário do vídeo:
O filme mostra a metodologia de ensino usada por uma professora no ensino da matemática, especificamente no ensino da tabuada num método tradicional, onde as crianças são levadas a repetir todas juntas os fatos de modo que venham a decorar os fatos.
Em seguida ocorre uma mudança, onde é introduzido na escola uma nova tecnologia e as crianças passam a ter a oportunidade de conhecer e usar o computador, porem a metodologia usada pela professora continua sendo tradicional. Diante desta cena surge uma pergunta. De que adianta usar novas tecnologias, informatizar a sala se a metodologia de ensino continua a mesma?
É necessário que ocorra uma mudança na metodologia de ensino de modo que o professor acompanhe as mudanças e busque uma metodologia que seja mais dinâmica e interessante para os alunos, saindo do tradicional, de forma que envolva os alunos .
Porque um novo olhar para o aluno?
Porque o mundo esta em constante mudança, o aluno também mudou e os educadores precisam acompanhar o pensamento ágil e preciso desse homem do futuro, que já freqüenta a sua primeira escola: a sala de TV de sua casa, o shopping com muitas opções eletrônicas, as ruas e esquinas informatizadas dessa era virtual.
Qual a relação deste aluno com a informática?Segundo a autora Potitto como a informática educativa pode ser utilizada na escola?
Os recursos da informática não podem ser vistos apenas como instrumentalização do docente. Se o docente não souber utilizá-los didaticamente, esses recursos não garantem a aprendizagem. A escola deve ensinar o aluno a ler o mundo também por meio de outras linguagens e ele deve saber lidar com esses instrumentos para essa leitura.se bem orientado o aluno tem condições de utilizar todos os recursos que a mídia oferece, manipulando os conceitos adquiridos a medida que necessite deles, pois e com esse tipo de abordagem que o aluno aprende. Adquirir habilidade no manuseio e senso de utilização dos instrumentos que produzem informação possibilita aproveitamento dos veículos de informação - Internet, coleções e enciclopédias de multimídia, jogos e vídeos educativos, TV a cabo-, o que permite acessar noticias que chegam em tempo real.
A informática educativa tem sido utilizada para favorecer o processo de ensino/aprendizagem com autonomia como co-autora nos aspectos afetivos e cognitivos do ser humano, auxiliando na elaboração de projetos de trabalho como poderoso recurso didático proporcionado pelo uso da mídia.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário