O que é tecnologia?
É tudo aquilo que utilizamos para nos relacionarmos com o mundo, ela permeia em toda a nossa vida. a tecnologia está classificada em três grandes grupos:
Tecnologias físicas: são as inovações de instrumentais físicos, tais como: caneta esferográfica, livro, telefone, aparelho celular, satélites, computadores. Estão relacionadas com a Física, Química, Biologia.
Tecnologias organizadoras: são as formas de como nos relacionamos com o mundo; como os diversos sistemas produtivos estão organizados. As modernas técnicas de gestão pela Qualidade total é um exemplo de tecnologia organizadora. Os métodos de ensino, seja tradicional, construtivista, montessoriano, são tecnologias de organização das relações de aprendizagem.
Tecnologias simbólicas: estão relacionadas com a forma de comunicação entre as pessoas, desde a iniciação dos idiomas escritos e falados à forma como as pessoas se comunicam. São os símbolos de comunicação.
Estas tecnologias estão intimamente interligadas e são interdependentes. Ao escolhermos uma tecnologia, estamos intrinsecamente optando por um tipo de cultura, a qual está relacionada como momento social, político e econômico.
As tecnologias delimitam o “o poder”. Quem detém tecnologia detém poder. Tais afirmações não se restringem apenas aos monopólios dos países desenvolvidos, mas ao nosso próprio cotidiano em relação às pessoas que nos rodeiam. Basta refletir: quem possui computadores, DVD’s, TV a Cabo em suas casas?apesar de muitos benefícios, a tecnologia provoca uma série de “inércias”. Não precisamos mais ir ao supermercado; podemos fazê-lo usando a linha telefônica comum ou a internet. Recebemos o que quisermos em domicilio,pesquisamos saldos bancários, fazemos pagamentos, podemos fazer praticamente tudo, sentados na frente do micro e dentro de casa, não necessitando gastar com transporte e roupas para trabalhos diários,pegar trânsito, correr o risco de sermos assaltados e conviver com muitos problemas cotidianos. Não e à toa que, com tantas facilidades, temos sempre visto noticiários falando de pessoas que, tornando-se viciadas com o uso da Internet, têm causado brigas familiares, separações e ate mesmo perdido a guarda dos filhos.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário