quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mediação pedagógica e o uso da tecnologia




Mediação pedagógica e o uso da tecnologia.
Masetto

Como utilizar a e mediar a tecnologias, sejam elas digitais ou eletrônica, na sala de aula?



A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo de aprendizagem, ela tem sua importância apenas como um instrumento significativo para favorecer a aprendizagem . Não é a tecnologia que vai resolver ou solucionar o problema educacional do Brasil. Poderá colaborar, no entanto, se for usada adequadamente, para o desenvolvimento educacional dos estudantes.Os professores precisam adquirir habilidades para trabalhar com tecnologias que em geral não dominam.



O professor realiza o papel de mediador entre o aluno e sua aprendizagem, o facilitador, o incentivador e motivador da aprendizagem. O professor assume o papel de orientador das atividades do aluno, de consultor, de facilitador da aprendizagem, de alguém que pode colaborar para dinamizar a aprendizagem do aluno, desempenhará o papel de quem trabalha em equipe, junto com o aluno, buscando os mesmos objetivos; numa palavra desenvolverá o papel de mediação pedagógica.



As técnicas precisam ser escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam. Como o processo de aprendizagem abrange o desenvolvimento intelectual, afetivo, o desenvolvimento de competências e de atitudes, a tecnologia a ser usada deverá ser variada e adequada a esses objetivos. As técnicas deveram estar coerentes com os novos papeis tanto do aluno, como do professor.



Deve-se trabalhar com técnicas que incentivem a participação dos alunos, a interação entre eles, a pesquisa, o debate, o diálogo; que promovem a construção do conhecimento. È necessário que o professor confie no aluno, acredite que ele é capaz de assumir a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem, assumir que o aluno apesar de sua idade, é capaz de retribuir atitudes adultas de respeito, de dialogo, de responsabilidade, de arcar com as conseqüências de seus atos, de profissionalismo quando tratado como tal.



Haverá necessidade de variar estratégias tanto para motivar o aprendiz, como para responder aos mais diferentes ritmos e formas de aprendizagem, pois nem todos aprendem do mesmo modo e no mesmo tempo. A tecnologia somente terá importância se for adequada para facilitar o alcance dos objetivos e se for eficiente para o aluno. As técnicas não se justificarão por si mesmas, mas pelos objetivos que pretende que elas alcancem, que no caso serão a aprendizagem.

Qual é a importância da mediação pedagógica nesse contexto?



A mediação pedagógica é entendida como a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, ela é uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos. É a forma de se apresentar e tratar um conteúdo ou tema que ajuda o aprendiz a coletar informações, relacioná-las, organizá-las, manipulá-las, discuti-las com seus colegas, com o professor e com outras pessoas, até chegar a produzir um conhecimento que seja significativo para ele, conhecimento que se incorpore ao seu mundo intelectual e vivencial, e que ajude a compreender sua realidade humana e social, e mesmo a interferir nela.



A mediação pedagógica busca abrir um caminho a novas relações de estudante: com os materiais, com o próprio contexto, com outros textos, com seus companheiros de aprendizagem, incluindo o professor, consigo mesmo e com seu futuro, São características da mediação pedagógica:
· Dialogar permanentemente de acordo com o que acontece no momento;
· Trocar experiências;
· Debater dúvidas, questões ou problemas;
· Apresentar perguntas orientadoras;
· Orientar nas carências e dificuldades técnicas ou de conhecimento quando aprendiz não consegue encaminhá-las sozinho;
· Garantir a dinâmica do processo de aprendizagem;
· Propor situações-problema e desafios;
· Desencadear e incentivar reflexões;
· Criar intercâmbio entre a aprendizagem e a sociedade real onde nos encontramos, nos mais diferentes aspectos;
· Colocar o aprendiz frente a frente com questões éticas, sociais, profissionais por vezes conflitivas;
· Colaborar para desenvolver crítica com relação à quantidade e à validade das informações obtidas;
· Cooperar para que o aprendiz use e comande as novas tecnologias para suas aprendizagens e não seja comandado por elas ou por quem as tenha programado;
· Colaborar para que se aprenda a comunicar co9nhecimentos seja por meio de meios convencionais, seja por meio de novas tecnologias;



A mediação pedagógica coloca em evidência o papel do sujeito do aprendiz e o fortalece como ator de atividades que lhe permitirão aprender e conseguir atingir seus objetivos; e dá um novo colorido ao papel do professor e aos novos materiais e elementos com que ele deverá trabalhar para crescer e desenvolver.


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