quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Os projetos de trabalho e a necessidade de trabalhar a escola - Fernando Hernández









A escola como geradora de cultura

A cultura de compreensão assume uma posição relativista, mas não é débil nem trivial há vários caminhos para o pensamento complexo, assim como há muitos tipos de pensadores complexos que organizam a realidade de maneira válida para compreende-la. Também nos conduz a considerar a classe com uma cultura própria, mas não única. Essa cultura que vai se definindo mediante as diferentes formas de discurso que se desenvolvem e se encenam nas situações de classe

Globalização, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade

Quando se fala em interdisciplinaridade, fala-se a partir de pontos de vista e pesrpectivas diferentes, mas o eixo comum é a busca de relações entre as disciplinas no momento de confrontar temas de estudo, o elemento de discussão é o valor que se atribui a essa busca de relações e, sobre tudo, o papel que ela deverá ter no currículo escolar estaria vinculada aos conteúdos oficiais? Relacionada às matérias escolares de modo autônomo? Constituídas a partir de problemas de investigação?Desde a estruturação das atividades?
Chega-se à conclusão de que a noção e a prática de globalização se situa ao menos em torno de três eixos:


*Um sentido de conhecimento que se baseia na busca de relações, que ajude a compreender o mundo em que se vivemos a partir de uma dimensão de complexidade:


*Uma estratégia para abordar e investigar problemas que vão além da compartimentação disciplinar;


*Uma referência epistemológica que recoloca “o pensamento atual como problema-chave da Antropologia e da Histórica”. (Morin, 1993, p.72)

Uma maneira de nos aproximarmos dos projetos de trabalho


Os projetos de trabalho supõem um enfoque do ensino que trata de resituar, repensar, recriar as concepções e as práticas educacionais na escola e não simplesmente adaptar uma proposta do passado e atualizá-la.as características apresentadas a seguir apenas pretendem servir de marco para orientar um itinerário que, há de ser construído em cada contexto.


* Um percurso através de um tema-problema que favoreça a análise, a interpretação (com contraste de pontos de vista). Este tema-problema pode partir de uma situação que algum aluno proponha na classe ou pode ser sugerido pelo professor. Em ambos os casos, o importante é que o desencadeamento contenha uma questão valiosa para ser explorada.


* Uma atitude de cooperação em que o professor é um aprendiz e não um especialista. Dado que com freqüência, abordam-se questões que também são “novas” para o professor, trabalhar na classe através de projetos supõe uma mudança de atitude por parte do adulto. Essa atitude o converte em aprendiz.


* Um processo que busca estabelecer conexões entre os fenômenos e que questiona a idéia de uma versão única da realidade.


* Um trabalho em que cada etapa é singular e nela se ocupam com diferentes tipos de informação. Os projetos não são uma fórmula que se aplicar de maneira repetida. Cada tema pode surgir de uma circunstância diferente: uma visita a uma exposição, uma questão proposta na imprensa ou na televisão, um debate em sala, um tema que o professor considere necessário estudar é uma tarefa chave, pois abre o processo de indagação.

* Um professor que ensina a escutar: com o que os outros dizem, também podemos aprender. O que se produz na sala, no trabalho em grupo (pois não há de se duvidar que um tema pode ser abordado por alunos de idades e níveis diferentes) é o material de primeira ordem para o desenvolvimento do projeto. A transcrição das conversas, os debates e as análises formam parte do “conteúdo” do projeto.


* Alunos que apresentam várias formas de aprender o que queremos ensinar ( e não sabemos se aprenderão isso ou outras coisas). Num dos mitos que reinam na educação sua finalidade é que os alunos aprendam o que os professores lhes ensinam. A avaliação, precisamente, pretende garantir a obtenção de evidências sobre o cumprimento dessa proposta. Qualquer professor reconhece que em uma classe os alunos aprendem de maneiras diferentes, que uns estabelecem relações com certos aspectos trabalhados em aula e outros se “conectam” a conteúdos diferentes.


* Uma aproximação atualizada dos problemas das disciplinas e dos saberes. A seleção dos temas para os projetos encontra-se, como foi indicado, mediatizada pela organização do currículo por matérias. O currículo por matérias é uma opção entre possíveis, mas não a única. O currículo oficial, por sua vez, é reflexo de um campo de interesses, poderes e influências, caracterizado quase sempre por uma formulação dos conteúdos de caráter geral que podem servir de referência, mas nunca de freio ou limite para o processo de aprendizagem.


* Uma forma de aprendizagem em que se leva em conta que todos os alunos podem apreender, se encontrarem ocasião para isso. Em nossa experiência, uma, uma das possibilidades que oferecem os projetos é a de que todos os alunos possam encontrar seu papel.Por isso, nos projetos, ter em conta a diversidade do grupo e as contribuições eu cada um pode dar (não as dificuldades e limitações) converte-se num constante.


* A aprendizagem que está vinculada ao fazer, à atividade manual e à intuição. Nesse modo de conceber a educação os estudantes


· Participam de um processo de investigação que tem sentido para eles, não porque seja fácil ou porque lhes agrada em que Utilizam diferentes estratégias de investigação;


· Podem participar do processo de planejamento a própria aprendizagem;


· São ajudados a ser flexíveis, a reconhecer o outro e a compreender seu próprio contexto pessoal e cultural.

A finalidade do ensino passa a ser a de promover a compreensão dos problemas que são investigados. Compreender e ser capaz de ir além da informação dada, é poder reconhecer as diferentes versões de um fato, buscar explicações e propor hipóteses sobre as conseqüências dessas pluralidade de pontos de vista. Os projetos, assim entendidos, apontam para outra maneira de representar o conhecimento escolar baseando-o na aprendizagem da interpretação da realidade.

Um comentário:

  1. Boa noite , gostaria do texto de Fernando Hernandez em PDF , se tiver por favor compartilhe .
    Li sua resenha , ficou ótima .Mas preciso do material de Hernandez 1998.
    Obrigada e parabéns Adriana .

    Maria Aparecida Santana Gomes

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